Faça parte da nossa comunidade. CADASTRE as suas ATIVIDADES GRÁTIS!
Na Smartkids você consegue classificar todas as suas atividades alinhadas à BNCC.

Conteúdos do 5ºAno

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

Average rating 0 / 5. Vote count: 0

No votes so far! Be the first to rate this post.

por ernandoarvalho

Para utilizar os conteúdos na sala de aula do 5ºAno.

Cordialmente,
Karina Vaneska

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

Average rating 0 / 5. Vote count: 0

No votes so far! Be the first to rate this post.

Imprimir atividade
Compartilhar

Componentes:
Arte
Ciências
Geografia
História
Língua Portuguesa
Matemática

Ano:

Unidades temáticas:
Álgebra
Artes integradas
Artes visuais
Conexões e escalas
Dança
Escrita
Formas de representação espacial
Geometria
Grandezas e medidas
Leitura/escuta
Linguística/semiótica (Ortografi.)
Matéria e energia
Mundo do trabalho
Música
Natureza e qualidade de vida
Números
O sujeito e seu lugar no mundo
Oralidade
Povos e culturas
Probabilidade e estatística
Produção de textos
Registros da história
Teatro
Terra e Universo
Vida e evolução

Objetos de conhecimento:
Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas: reconhecimento da congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos lados correspondentes
Apreciação estética/Estilo
Áreas e perímetros de figuras poligonais: algumas relações
Arte e tecnologia
As formas de organização social e política: a noção de Estado
As tradições orais e a valorização da memória - O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala
Cálculo de porcentagens e representação fracionária
Cálculo de probabilidade de eventos equiprováveis
Características da conversação espontânea
Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas
Comparação e ordenação de números racionais na representação decimal e na fracionária utilizando a noção de equivalência
Compreensão
Compreensão de textos orais
Compreensão em leitura
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil/Ordem alfabética/Polissemia
Constelações e mapas celestes - Movimento de rotação da Terra - Periodicidade das fases da Lua - Instrumentos óticos
Construção do sistema alfabético e da ortografia
Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita
Construção do sistema alfabético/ Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão
Contagem de histórias
Contextos e práticas
Declamação
Decodificação/Fluência de leitura
Diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais
Diferentes tipos de poluição
Dinâmica populacional
Discurso direto e indireto
Edição de textos
Elementos da linguagem
Escrita autônoma
Escrita autônoma e compartilhada
Escrita colaborativa
Escuta atenta
Escuta de textos orais
Espaço amostral: análise de chances de eventos aleatórios
Estratégia de leitura
Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações, planificações e características
Figuras geométricas planas: características, representações e ângulos
Forma de composição de gêneros orais
Forma de composição de textos poéticos
Forma de composição do texto
Forma de composição dos textos
Formação de leitor
Formação do leitor literário
Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica
Formas de composição de narrativas
Gestão pública da qualidade de vida
Grandezas diretamente proporcionais - Problemas envolvendo a partição de um todo em duas partes proporcionais
Leitura colaborativa e autônoma
Leitura de imagens em narrativas visuais
Leitura, coleta, classificação interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos pictóricos e gráfico de linhas
Mapas e imagens de satélite
Materialidades
Matrizes estéticas e culturais
Medidas de comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade: utilização de unidades convencionais e relações entre as unidades de medida mais usuais
Morfologia
Noção de volume
Notação e registro musical
Números racionais expressos na forma decimal e sua representação na reta numérica
Nutrição do organismo - Hábitos alimentares - Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos
O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados
Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula
Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade
Patrimônio cultural
Pesquisa
Planejamento de texto
Planejamento de texto oral Exposição oral
Planejamento de texto/Progressão temática e paragrafação
Planejamento e produção de texto
Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano
Pontuação
Problemas de contagem do tipo: “Se cada objeto de uma coleção A for combinado com todos os elementos de uma coleção B, quantos agrupamentos desse tipo podem ser formados?”
Problemas: adição e subtração de números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita
Problemas: multiplicação e divisão de números racionais cuja representação decimal é finita por números naturais
Processos de criação
Produção de texto
Produção de texto oral
Propriedades da igualdade e noção de equivalência
Propriedades físicas dos materiais - Ciclo hidrológico - Consumo consciente - Reciclagem
Qualidade ambiental
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
Relato oral/Registro formal e informal
Representação das cidades e do espaço urbano
Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento, significados, leitura e representação na reta numérica
Revisão de textos
Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais (de até seis ordens)
Sistemas da linguagem
Território, redes e urbanização
Textos dramáticos
Trabalho e inovação tecnológica
Utilização de tecnologia digital
Variação linguística

Habilidades:
(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
(EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
(EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
(EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
(EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.
(EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
(EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
(EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
(EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.
(EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.
(EF05GE02) Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.
(EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).
(EF15AR08) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
(EF15AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.
(EF15AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.
(EF15AR11) Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança.
(EF15AR12) Discutir, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
(EF15AR15) Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.
(EF15AR16) Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.
(EF15AR17) Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.
(EF15AR18) Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.
(EF15AR19) Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas etc.).
(EF15AR20) Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.
(EF15AR21) Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva.
(EF15AR22) Experimentar possibilidades criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral, discutindo estereótipos.
(EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.
(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Digite uma palavra-chave ou diretamente o código BNCC.

Utilizamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site e para personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.