Faça parte da nossa comunidade. CADASTRE as suas ATIVIDADES GRÁTIS!
Na Smartkids você consegue classificar todas as suas atividades alinhadas à BNCC.

Personalidades da Independência do Brasil

Personalidades da Independência do BrasilTodos os eventos que desencadearam a Independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822 , tiveram a participação de personalidades importantes, algumas lembradas com mais frequência e outras nem tanto, mas todas entraram para história em um momento determinante para a nação.

Cronologia da Independência

Um fato histórico como a Independência do Brasil não acontece de um dia para o outro, por isso, vale a pena compreender os eventos principais:

1808 – A Família Real chega ao Brasil: Brasil deixa de ser colônia e D. João VI autoriza a abertura dos portos que atende ao interesse da elite agrária, delineando nova condição econômica.

1820 – Revolução Constitucionalista e Revolução Liberal do Porto: aristocratas portugueses percebem que estavam perdendo espaço no cenário político e tentam reverter a situação,   culminando em uma revolução constitucionalista em Portugal. Outro movimento significativo foi  a Revolução Liberal do Porto, com o objetivo reestruturar a soberania política portuguesa no Brasil, inclusive levando novamente à condição de colônia, por meio de uma reforma liberal que limitaria os poderes do rei.

1821 – Retorno de D. João VI à Portugal: temendo perder sua autoridade real, D. João voltou para Portugal e nomeou seu filho, Dom Pedro I, como príncipe regente do Brasil. Até o final deste ano D. Pedro I já tinha consciência das intenções do governo português e passou a tomar medidas à favor do povo brasileiro, ganhando prestígio, tornando ainda mais desgastante o relacionamento com Portugal, que passou a fazer pressão para que o príncipe voltasse para Portugal.

1822 – Independência do Brasil: em janeiro deste ano D. Pedro I recebeu um abaixo-assinado pedindo que ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico”. Dom Pedro I reafirmou sua permanência no cenário político brasileiro e atendeu aos interesses dos ricos fazendeiros brasileiros e esse dia passou a ser conhecido em nossa história como o Dia do Fico. Cada vez mais a relação com Portugal estava insustentável até que em 7 de setembro deste ano D. Pedro I declara a Independência do Brasil às margens do rio Ipiranga, em São Paulo.

Principais Personalidades da Independência

Algumas personalidades tiveram papel fundamental no cenário da Independência do Brasil, algumas delas, sem muito destaque na história, mas que contribuíram significativamente para esse movimento. Vamos conhecer algumas delas:

Imperatriz Leopoldina: esposa de D. Pedro I, nascida em Viena – Áustria, chega ao Brasil em 1817. Adaptou-se rapidamente à nova terra e logo passa a ser simpatizante do projeto de libertar a colônia de Portugal. 

José Bonifácio: considerado patriarca da independência, lutou como soldado contra as tropas de Napoleão, foi secretário da Academia de Ciências de Lisboa, foi vice-presidente da província de São Paulo e Ministro do Príncipe Regente D. Pedro.

Cipriano José Barata de Almeida: apesar de ter formação em medicina, atuou como jornalista político, sendo uma personalidade marcante no primeiro reinado.

Diogo Antônio Feijó: em 1821, foi eleito deputado por São Paulo nas Cortes de Lisboa, onde fez um corajoso discurso em favor da independência do Brasil. 

Visconde de Pirajá: envolve-se nas primeiras conspirações para a Independência do Brasil, lutando bravamente contra as tropas portuguesas. D. Pedro I reconheceu os serviços prestados à Pátria e concedeu-lhe o título de “Visconce de Pirajá”.

Atividades para dinâmicas em sala de aula:

Dia do Fico

Completar a cruzadinha com o nome de personalidades que participaram do processo de independência do Brasil.

Encontrar no diagrama as palavras em destaque nas frases relativas à Independência do Brasil.

Ligue os pontos seguindo a ordem numérica e descubra quem é a personalidade principal da Independência do Brasil.

Ordenar as letras corretamente para descobrir o nome de personalidades importantes no processo de Independência do Brasil.

Observe as duas imagens referentes à Independência do Brasil e encontre os sete erros.

Deixe uma resposta

Digite uma palavra-chave ou diretamente o código BNCC.

Utilizamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site e para personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.